top of page
  • Foto do escritorÉrika Baldiotti

É bom já começar esse tema tendo em mente: seu bebê NÃO PRECISA comer.A introdução alimentar não serve para encher a barriga do bebê, nutri-lo ou fazê-lo parar de mamar.


A introdução alimentar é direcionada para que o bebê COMECE a conhecer os alimentos, e que, com o tempo, ele pare de mamar para só se alimentar de sólidos, como todos os humanos crescidos.


O processo de IA acontece até os 2 anos do bebê, sendo o leite é o principal alimento até os 12 meses, e depois ainda tendo um papel MUITO importante até pelo menos os 2 anos.

Nas primeiras 6-8 semanas da introdução alimentar o bebê passará pela fase de exploração, em que ele literalmente irá: explorar! Sim, o que para nós pode ser “brincar” com a comida, para eles é exploração, como se fosse um laboratório de pesquisa mesmo. Eles irão testar os cheiros, sabores, texturas…explorar, explorar, explorar.


Depois da fase da exploração, o bebê adquiri habilidades novas como: coordenação motora da pinça e a mastigação de alimentos menores, e é aí que ele começa a entender que o alimento, alimenta e não é só um “brinquedo”.


Logo após a pinça, entram os talheres, mas esse processo todo demora uns 6-8 meses. É somente por volta dos 12-18 meses que o bebê já sabe se alimentar, se passou por todas essas fases direitinho. É também nessa fase que o leite começa a perder sua importância e os sólidos ganham o lugar.


Mas tenha calma, esse processo ainda vai durar uns bons 10-12 meses até o bebê de fato sair da introdução alimentar.


Percebe como é um processo longo? Não é da noite para o dia que o bebê aprende e sabe se alimentar, são muitas fases que exigem paciência e persistência.


Compartilho com você 5 dicas para começar a introdução alimentar com segurança, anota aí:

- Controle a sua ansiedade Por incrível que pareça, esse é um dos piores entraves. A ansiedade dos adultos é refletida diretamente nos bebês, então, se esvaziei de expectativas e confie no processo.

- Espere os sinais de prontidão E isso tem haver com a sua ansiedade. Espere todos os sinais, lembrando que ter no mínimo 6 meses, também é um sinal, e o mais importante.


- Não tenha dúvidas: ofereça frutas e legumes Não complique o simples: o que oferecer? Frutas e legumes. Alimentos frescos e da natureza, sem mistério. Cortes seguros ou amassados minimamente, nunca misturados.

- Não determine quantidade de alimento ao bebê BLW significa em livre tradução: “desmame guiado pelo bebê”, ou seja, nossa missão é oferecer alimentos adequados e seguros. Deixe que ele conduza esse processo.

- Pense nesse momento como algo prazeroso Comer é reunião, comemoração, momento leve e prazeroso. Pense nisso quando for iniciar a IA do seu bebê. Tente comer sempre em família, ponha o prato dele e sirva-se, nessa hora livre-se das expectativas, de toda ansiedade, das regras.


Apenas, confie no processo.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page