top of page
  • Foto do escritorÉrika Baldiotti

Informação é poder e talvez essa seja a mais importante se você estiver iniciando a Introdução Alimentar por aí!


Um dos maiores medos dos pais nessa fase de desenvolvimento da criança é o engasgo. Os pedaços de comida nos assombram, ficamos ali ao lado esperando pelo engasgo e imaginando como vamos reagir. É assim, não é?


Vocês não são medrosos e nem inseguros, vocês são apenas PAIS!


O ponto mais importante é você saber a diferença entre o engasgo e o reflexo de GAG, vou te explicar:


O reflexo de GAG é um mecanismo de defesa do corpo, que serve justamente para não nos engasgarmos. Nos bebês, por exemplo, ele entra em ação quando os pedaços de comida são maiores, evitando com que eles engulam inteiro e assim causar um possível engasgo.


Em nós, adultos, essa sensibilidade fica mais ao fundo da garganta, já nos bebês é bem mais na frente, por isso eles são bem mais sensíveis ao reflexo. É realmente um mecanismo de defesa, pode perceber que muitas vezes o bebê mal coloca o pedaço de comida na bota e já o coloca para fora. Ou seja, objetivo do reflexo de GAG atingido!


Já o engasgo acontece quando o bebê tem a garganta parcial ou completamente obstruída por algum alimento ou objeto. Eles ficam impossibilitados de emitir sons, não conseguem chorar ou tossir, começam a mudar de cor. É nesse momento que entra em ação o seu conhecimento da manobra de Heimlich, se você não está ciente sobre isso, busque informações e aprenda a executá-la.


O principal ponto aqui é observar o seu filho, estar ao lado dele percebendo se ele está pronto e sabendo lidar com essa situação. Jamais enfie o dedo na garganta do bebê tentando tirar algo, isso pode acabar “empurrando” e causando o possível engasgo. Ou seja, apenas observe e deixe o corpo da criança agir.


Confie no bebê e nessa máquina perfeita que conhecemos como corpo humano. ⁣

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page