top of page
  • Foto do escritorÉrika Baldiotti


Constantemente eu recebo a pergunta: “Meu bebê fez 6 meses, tem todos os sinais de prontidão. Agora, o que eu preciso de utensílios para seguir com a Introdução Alimentar?”


Lá pelos 4 meses vamos pensando o que iremos precisar nesse momento, um dos primeiros ítens é o cadeirão – entenda, não é nada essencial, ok? Porém, a ideia é de que o bebê participe das refeições com a família e fique na altura da mesa, sendo assim, precisamos de algum acessório para permitir que isso aconteça.


No começo da IA não precisamos do prato, eu recomendo que você coloque a comida direto na bandeja do cadeirão. Higiene muito bem e coloque os alimentos ali diretamente, isso porque o prato pode ser mais interessante do que o alimento nesse primeiro momento. É importante que no início ele entenda e conheça os alimentos!


Os talheres serão apresentados por volta dos 8 meses, quando o bebê já tem a coordenação motora para segurar a colher e levá-la a boca.


Antes disso, o pequeno usa os dedos para comer, por isso nem vale a pena apresentar os talheres logo no início da IA.


E o babador, é bom? Essa é outra pergunta que recebo bastante e a verdade é que eu acho que mais atrapalha do que nos ajuda, principalmente aqueles que são como roupa.


Sinto que isso mais atrapalha e distrai as crianças do que nos ajuda. Porém, isso é uma escolha da mãe e de como a criança se sente com o babador.


Lembre-se, o processo IA é trabalhoso, requer atenção e vai fazer sujeira. Esteja preparada para isso!


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page